Uma das principais referências quando se fala em fotografia, principalmente na cena underground do rock é Mauricio Santana, que já tem seu nome firmado na cena. E topou uma conversa com nossa equipe para falar de seu trabalho e as aventuras que enfrentou com suas lentes que retratam momentos eternizados de artistas que tanto admiramos.
MUUS – Pra começar, como você começou com as fotografia?
Maurício Santana – Eu já tinha certo interesse pela fotografia, mas no início eu filmava shows de underground aqui em São Paulo, mas como sempre trabalhei, estava filmando/editando e ainda trabalhando em paralelo com informática, isso estava me desgastando demais, foi ai que conheci a fotografia, juntei o útil ao agradável, parei de filmar, e parti para fotografia!
MUUS – Quando você percebeu que a fotografia era sua profissão?
Maurício Santana – Quando eu vi que estava dedicando muito mais tempo pra ela do que para o meu trabalho da época, e isso estava me trazendo mais satisfação pessoal/profissional.
MUUS – O que você acha desse “boom” de fotógrafos nos últimos tempos? Quais os prós e contras?
Maurício Santana – Eu acho ruim e bom ao mesmo tempo. Os prós é que cria uma diversidade de olhares, e isso faz com que cada um rale mais para ficar melhor no que acha que vale a pena pra ele. E os contras é que nesse “boom” vem a galera que faz as coisas de graça, isso deprecia muito o trabalho dos fotógrafos que levam isso como meio de vida.
MUUS – Como foi essa tour que você fez com o Confronto na Europa? E quais outros lugares que a fotografia te levou?
Maurício Santana – Essa tour foi fantástica, acho que eu poderia escrever muito sobre ela, mas vou poupar os leitores! Mas ela me adicionou muita bagagem profissional e pessoal, MUITA mesmo! Agora a fotografia já me levou pelo Brasil todo, já viajei quase todos os estados Brasileiros, e em publicações já me levou pro Japão, Argentina, Chile, EUA, entre outros
MUUS – Qual o pior lugar que você fotografou até hoje?
Maurício Santana – Cara, pior só em aspecto de espaço, por que a galera era hiper amiga. Foi em um quarto, sem ventilação, era um show, o lugar cabia só umas 15 pessoas, e tinha umas 40 ou 50, galera se jogando uma em cima das outras, sai de lá encharcado de suor, e a cada clique, eu limpava a lente! ahhaha
MUUS – E qual o melhor lugar?
Maurício Santana – Ah, o melhor lugar é bem relativo, já fotografei em Teatros, casas de show que me ajudavam muito nas luzes, o lugar bom pra mim é o lugar bem iluminado e a piração de luzes, porque adoro isso!
MUUS – Qual a expectativa para 2011? Tem algum projeto preparado que possa adiantar?
Maurício Santana – 2011 vai ser um ano muito foda, no geral! Tenho alguns projetos no gatilho e o ano de 2011 vai ferver! Pelo menos pra mim! Mas para adiantar ainda não posso, pois dependo de outros detalhes! Mas vão ser bons!
http://www.mauriciosantana.com.br
Todas as fotos por Mauricio Santana